Secretaria de Saúde

Pame 24 Horas
O PAME 24 horas oferece atendimento médico e de enfermagem imediato, no sistema de livre demanda durante todo o dia. Conta com uma equipe de profissionais formada por cinco médicos, uma enfermeira e dezesseis profissionais de enfermagem, distribuídos em três turnos. São realizados mensalmente cerca de 12.900 atendimentos.

Dos atendimentos médicos destacam-se as consultas em clínica geral, pequenas cirurgias ambulatoriais e suturas. Dos atendimentos de enfermagem destacam-se a administração de medicamentos, visitas domiciliares para realização de curativos e outros procedimentos, consulta de enfermeira e procedimentos em geral como aplicação de injeção, curativo, teste de glicemia, nebulização, verificação de Pressão Arterial entre outros.

O Plantão 24 horas do PAME dispõe ainda de uma ambulância para atender a casos emergenciais.

Administração:
No Setor de Administração da Secretaria da Saúde estão centralizadas as atividades de:
* Departamento Pessoal;
* Compras;
* Cadastro de Pacientes;
* Informática e Apoio;
* Controle da Produção Ambulatorial;
* Alimentação do Banco de Dados da Saúde.

A Administração desenvolve o papel de apoio aos demais setores da Saúde, para que os trabalhos e, principalmente, o atendimento ao público, ocorra da melhor maneira possível.
Dentro da Administração, também destaca-se o Setor de Serviços Gerais, responsável pela realização e manutenção da higiene, limpeza e desinfecção de toda as estrutura física da Secretaria da Saúde.

Contato
Endereço: Rua Antonio Ferlin – 550
Bairro São Cristovão – CEP: 89560-000
Fone: (49) 3533-7500
E-mail geral: saudefms@videira.sc.gov.br

Serviço Social da Saúde
Todos os meses são atendidas no setor de Serviço Social, cerca de 1.500 pessoas. Os serviços prestados são:

Atendimentos sociais, visitas domiciliares, visitas hospitalares, estudos sociais, pessoas idosas (problemas de saúde e denuncias de maus tratos) ; Encaminhamentos para o Loas/INSS; Atendimentos e aconselhamentos diversos, na área da saúde; auxiliam com a doação de medicamentos à pessoas carentes através de estudo social; Análise de processo para fornecimento de medicamentos excepcionais de alto custo através de convênio com o Governo do Estado; atendimentos, acompanhamentos e encaminhamentos a pessoas adictas a qualquer tipo de drogas, sendo estas lícitas ou ilícitas, onde mantemos convênios com a Clínica Reviver (Ibicaré) e Casa de Recuperação Água da Vida – Cravi em Curitibanos;

Programa SOS Vida
PROGRAMA SOS VIDA O Serviço Social da Saúde também mantém o Programa “SOS Vida”, visando o atendimento aos dependentes químicos e seus familiares. Através do Programa são realizadas reuniões semanais, às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, com palestras de acordo com a metodologia do amor exigente, que tem como lema: “Eu o amo, mas não aprovo o que você esta fazendo de errado!”.

O SOS Vida também realiza a distribuição de material educativo e faz a divulgação de como funciona, através de panfletos, palestras nas indústrias e escolas e nas campanhas de prevenção ao uso de drogas.

Preventivo do Câncer
Estima-se que no Brasil o Câncer do colo de útero seja a terceira neoplasia maligna mais frequente entre mulheres, sendo superada apenas pelo Câncer de pele e de mama. Pensando nisso, a Secretaria da Saúde de Videira, através do Setor de Preventivo do Câncer, realiza campanhas constantes no intuito de reduzir o número de casos registrados.

A realização de palestras em diversos locais como comunidades, empresas e escolas, também contribuiu para o aumento da procura pela realização do exame. Em todas as Unidades de Saúde da rede ambulatorial do SUS são coletados, diariamente, exames do preventivo do Câncer de colo de útero.Este setor também realiza parceria com empresas da cidade, as quais oferecem espaço para a coleta de exames de suas funcionárias.

Contato:
Fone: (49) 3533-7503
E-mail: smspreventivo@videira.sc.gov.br

Vigilância Epidemiológica
A Vigilância Epidemiológica tem como finalidade recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças e agravos. É responsável pela informação dos seguintes sistemas: SINAN ( Sistema de Informação sobre Agravos de Notificação), SINASC ( Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos), SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade).
Também realiza o monitoramento das doenças diarréicas agudas e conjuntivite, quantificando e mapeando os casos dentro da cidade, além de ser responsável pelo funcionamento dos programas de Tuberculose, Hanseníase e Hepatites Virais.
A Vigilância Epidemiológica notifica aproximadamente 50 agravos mensais, os quais devem ser investigados para a confirmação. Este setor também faz a distribuição de materiais educativos e de campanhas de vacinação, palestras, entre outras atividades.

Contato:
Fone: (49) 3533-7538 ou 3533-7540.
Email: vigilância@videira.sc.gov.br
vigilancia2@videira.sc.gov.br
Programas de Saúde
Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase
A Vigilância Epidemiológica é responsável pela realização do atendimento do Programa de Tuberculose e Hanseníase.Atua através de ações educativas, busca ativa dos casos, orientação e distribuição do medicamento necessário ao tratamento dos casos diagnosticados pelo médico do programa, acompanhamento e visitas domiciliares. O profissional médico da Vigilância Epidemiológica realiza consulta para diagnóstico da Hanseníase e Tuberculose.

Contato:
Fone: (49) 3533- 7538 ou 3533-7540.
Email: vigilancia@videira.sc.gov.br
vigilancia2@videira.sc.gov.br

Programa Hipertensos e Diabéticos – HIPERDIA
O Programa Hiperdia (Diabetes Mellitus e da Hipertensão Arterial) atende aos pacientes portadores destas patologias buscando o controle, e evitando agravos na saúde dos pacientes portadores. É realizado também a prevenção destas doenças através de palestras e conscientização com a população.

São realizadas ações de enfermagem como o verificação e controle da pressão arterial e da glicemia, busca ativa de pacientes em descontroles internados nos hospitais e também dos pacientes atendidos no PAME 24 horas.

A equipe do Programa é formada por dois médicos, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e uma nutricionista, contando com o apoio de outros profissionais da Secretaria. São realizadas semanalmente consultas médicas e com a nutricionista, onde são confeccionadas carteiras para acompanhamento da doença e para o controle na distribuição de medicamentos na farmácia básica. O programa ainda disponibiliza aparelhos e tiras testes/lancetas para a auto-monitoração domiciliar da glicemia para pacientes insulinizados.

Bimestralmente são realizadas atividades educativas para os grupos de hipertensos e diabéticos, com distribuição de material informativo. O programa se faz presente em outros eventos realizados pela Secretaria de Saúde, a fim de educar e conscientizar a população sobre estas patologias cada vez mais presentes em nosso meio.

Contato:
Fone: (49) 3533-7521 / 3533-7529

Programa DST/HIV/AIDS
A equipe do Programa DST/HIV/AIDS de Videira é formada por um médico, uma técnica de enfermagem, uma enfermeira, uma assistente social e uma psicóloga. Através desta equipe, são desenvolvidas atividades de assistência integral aos portadores dessas doenças, atuando de forma preventiva com campanhas pontuais em 1º de Dezembro - Dia Mundial da Luta contra a AIDS, 12 de junho- Dia Municipal de combate a AIDS, Carnaval e Campanha para conscientização dos caminhoneiros.

São realizadas consultas médicas semanais, além das consultas de enfermeira. Também fornece leite integral em pó às crianças cadastradas no programa, cujas mães são soropositivas, além de distribuir preservativos diariamente à população em geral. Outras ações educativas são realizadas em escolas, empresas, boates, motéis e nas comunidades.

Eventos que capacitam professores e profissionais da saúde para agirem como multiplicadores na educação sobre DST/HIV/AIDS também acontecem com freqüência.

Contato:
Fone(49) 3533-7545 / 3533-7547
E-mail: aids.saude@videira.sc.gov.br


Links úteis