---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


ENCONTRO DEBATE A CRIAÇÃO DO CODEVI

Publicado em 14/11/2018 às 17:17 - Atualizado em 14/11/2018 às 17:17

 

Nesta terça-feira (13), um encontro no auditório do Colégio Imaculada Conceição (CIC) reuniu lideranças locais para o debate em torno da criação do primeiro Conselho de Desenvolvimento de Videira (Codevi). Esta é uma iniciativa popular e tem o apoio da Prefeitura de Videira, com objetivo de planejar e executar ações para os próximos 25 anos, especialmente no desenvolvimento econômico.

A intenção é seguir exemplos como o do Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem), no Paraná, que colocou aquele município como destaque em todos os indicadores sociais e de crescimento sustentável no país. Para tanto, a palestrante Marcia Santin, que foi secretária executiva do Codem por sete anos, proferiu uma palestra para orientar os videirenses de como formar o conselho e contar o “case” de sucesso de vários municípios que implantar seus conselhos.

A intenção, segundo ela, é formar um grupo de lideranças que sejam uma espécie de grupo de apoio da administração pública, formando um tripé entre o setor produtivo, o setor público e a comunidade. “Os municípios precisam diversificar sua matriz econômica, buscar novas frentes para investimentos e fazer a população participar das decisões. Assim, teremos um crescimento sustentável e independente das vontades individuais e político-partidários”, explica.

Em Videira, a aplicação das estratégias de futuro já iniciaram pela prefeitura através do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM), que integra o Programa Cidade Empreendedora. Através dele, já foram elencadas prioridades em cinco setores de atuação, sendo apontadas 35 atividades fim, que poderão ser exploradas no futuro.

A criação do Codevi deverá agora apontar o caminho que grande parte destes apontamentos poderão seguir. O conselho terá ainda a prerrogativa de apontar investimentos levando em conta o orçamento do município, como forme de auxiliar o prefeito da tomada de decisões. “Todos os conselhos municipais acabam sendo importantes aliados das administrações. Temos exemplos em todo o Brasil e Videira vai integrar esse grande mapa de sucesso”, reforça Márcia.

Durante o evento, o empresário Vilson Giazzoni falou representando a sociedade civil organizada e o prefeito de Videira, Dorival Borga, enalteceu a necessidade do município compartilhar suas decisões para o bem comum. “Precisamos trazer a sociedade para a discussão dos grandes temas que vão definir o futuro de Videira. O prefeito não faz nada sozinho e precisamos que a população se envolva no planejamento de nossas futuras ações”, finalizou.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar