CENTRO DE INOVAÇÃO PASSA A INTEGRAR ECOSSISTEMA DA INOVAÇÃO CATARINENSE

Publicado em 10/06/2019 às 16:26 - Atualizado em 10/06/2019 às 16:40

Videira faz parte, oficialmente, da Rede de Centros de Inovação de Santa Catarina. A formalização ocorreu na semana passada, na reunião dos Comitês de Implantação e Conselhos de Administração dos Centros de Inovação, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE, em Florianópolis. O objetivo do encontro foi promover a integração dos 14 municípios que possuem o comitê e repassar as diretrizes de trabalho.

Na oportunidade, foram apresentados os planos da SDE e os direcionamentos, além do Painel dos Centros de Inovação, com cases de experiência e projetos dos Centros em operação, onde Videira expôs sua vivência com o novo modelo de Centro de Inovação, através de uma parceria entre a Prefeitura e o Estado. O espaço, localizado na Rodoviária, terá 670m² voltados para promoção da cultura inovadora e empreendedora, ajudando a criar e desenvolver negócios de maneira escalar, conectando agentes de inovação. A inauguração está prevista para outubro.

Também foi apresentado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC o programa Conecta Startup Brasil que se trata de um edital para seleção de startups e chamada de empresas para open innovation. Conduziram a reunião o Secretário Adjunto da SDE Amandio da Silva Junior, o Diretor da DCTI Sandro Yuri Pinheiro e demais integrantes da equipe da DCTI. O Presidente da FAPESC Fábio Zabot Holthausen apresentou alguns programas que foram desenvolvidos para subsidiar os trabalhos através de pesquisas nos Centros de Inovação.

Participaram do encontro o diretor de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Videira, Vitor Beal Partyka, e os representantes do GT de Inovação Giani Cendron e Max Wolff de Videira. Vitor salienta que esta ação cria a cultura inovadora e promove o ecossistema de inovação no estado, integra todos os Centros de Inovação e traz expertise para o interior do Estado. Além disso, trabalha em parceria com as entidades e instituições de ensino, além de outros municípios para fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico dos setores, o que estimula a economia regional.