ALUNOS DO PROGRAMA VIDA PROFISSIONAL ENCERRAM AULAS DO 1º MÓDULO

Publicado em 11/06/2019 às 11:30 - Atualizado em 11/06/2019 às 13:13

Os alunos do Programa de Iniciação “Vida Profissional”, realizado através da parceria entre a Prefeitura de Videira e o Senai, encerraram as aulas do primeiro módulo da capacitação. No total, são 293 alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de ensino, divididos em 13 turmas que participam dos cursos de Robótica, Fabricação e Conservação de Alimentos, Eletricista e Automação Residencial e Mecânica Básica. O objetivo é proporcionar a qualificação, através de oficinas.

Os estudantes frequentam as aulas do programa no contra turno escolar. Cada módulo tem duração de 40 horas, que corresponde a uma área, totalizando 160 horas de curso. Todos os alunos passarão pelos quatro módulos, o que oportuniza diferentes vivências e aprendizado em áreas distintas, auxiliando na escolha da profissão que irão seguir no futuro e prepara os estudantes para entrada no mercado de trabalho.

A coordenadora do Senai de Videira, Geovana Gaio, destaca que a parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, tem o intuito de preparar os futuros profissionais, oportunizando experiências que vão ao encontro da demanda das empresas da região. Ela cita ainda que a partir da capacitação, os estudantes estarão preparados para os desafios do mercado de trabalho.

Segundo o secretário de Educação, Luiz Felipe Zanella, o programa oportuniza que os jovens vislumbrem oportunidades. Ele enaltece ainda que essa é apenas a primeira etapa da capacitação. “Os cursos serão estendidos no próximo ano, onde os alunos irão participar de oficinas direcionadas, para que tenham sucesso quando ingressarem na vida profissional, se destacando no mercado de trabalho”, acrescenta.

Luiza Basílio, aluna da escola Vilson Pedro Kleinubing, iniciou a capacitação pelo curso de Fabricação e Conservação de alimentos. Segundo ela, o primeiro módulo foi uma grande experiência e a expectativa é que o conhecimento adquirido contribua para a carreira que será escolhida. Stefani de Andrade, aluna do Caic, iniciou pelo módulo de Mecânica. A adolescente sonha em ser torneira mecânica e acredita que o curso irá abrir portas para o mercado de trabalho.