1º FEIRÃO DO JEPP ACONTECE NO LARGO DA ESTAÇÃO

Publicado em 17/08/2019 às 08:29 - Atualizado em 22/05/2020 às 10:45

A Secretaria Municipal de Educação realiza no dia 5 de outubro, das 9 às 16h, no Largo da Estação, o 1º Feirão do Programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (Jepp), evento que irá apresentar o resultado do trabalho dos alunos do 1º ao 9 ano das nove escolas municipais. No local serão apresentados 74 projetos de empreendedorismo com a venda de produtos feitos pelos alunos na área de alimentos, artesanato, brinquedos ecológicos e de locação. O Jeep faz parte do Programa Cidade Empreendedora e é desenvolvido em parceria com o Sebrae. No estado, essa será a primeira vez que a feira será realizada neste formato.

Esse é o segundo ano consecutivo que o Jepp é realizado nas escolas municipais de Videira. Em 2019, conta com a participação de aproximadamente 3.200 alunos que durante as aulas aprendem, por meio de oficinas, estratégias de empreendedorismo, que são aplicadas no desenvolvimento dos projetos que oportunizam a vivência de produção, compra e venda de produtos. É uma maneira de despertar o espírito empreendedor, aliando a teoria à prática.

No ano passado, as feiras foram realizadas apenas nas escolas. A realização do Feirão, oportuniza que os projetos tenham maior visibilidade e que a comunidade conheça todos os projetos desenvolvidos no município. Além disso, propicia a troca de experiência entre alunos e professores, através da integração entre as escolas. Após o Feirão, de 08 de outubro a 1º de novembro, as feiras acontecem novamente nas escolas, atendendo a comunidade escolar.

A partir do Jeep, o município desenvolveu sua própria identidade visual, ganhando uma marca própria para o projeto, que recebeu o nome de “Pequenos empreendedores, grandes ideias”. De acordo com o secretário de Educação, fortalecer o empreendedorismo enquanto atitude pode transformar a vida das pessoas. Ele cita ainda que quando essa prática é inserida na vida das crianças, para que desde cedo fundamentem e consigam trilhar o caminho empreendedor, o aprendizado se torna mais fácil e terá muito mais efetividade a longo prazo. “É um conhecimento que se aplica durante toda a vida, tanto pessoal como profissional”, acrescenta.