DEFINIDOS OS REPRESENTANTES DE VIDEIRA NA ETAPA ESTADUAL DA OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Publicado em 06/09/2019 às 08:31 - Atualizado em 06/09/2019 às 08:31

Aconteceu nesta semana a escolha dos representantes do município na etapa estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa, concurso de produção de textos voltado para as escolas públicas de todo país. Neste ano o tema abordado foi “O lugar onde vivo”. Em Videira, participaram dessa etapa cerca de 1500 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do ensino médio de 18 escolas municipais e estaduais. A ação é uma iniciativa Ministério da Educação.

O concurso foi dividido em cinco categorias, sendo elas “Poema”, para alunos dos 5º anos, “Memórias literárias”, para os estudantes de 6º e 7º anos, Crônicas, produzidas pelos de 8º e 9º anos e Documentário e Artigo de Opinião, voltados para alunos do Ensino Médio. Cada escola escolheu um representante nas categorias, de acordo com as séries oferecidas e a escolha dos representantes foi realizada por uma comissão formada por representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Gerência de Educação (Gered).

Na categoria “Poema”, foram selecionados dois trabalhos, um intitulado “A cidade foi mudando”, da aluna Pamela Cristiny da Silva, da escola Inspetor Eurico Rauen e o outro com o título “Minha cidade”, da aluna Nicoly Chernoski Tavares, da escola Vilson Pedro Kleinubing. No gênero “Memórias Literárias”, também foram dois textos escolhidos, sendo o “Fundo do Báu”, do aluno Daniel Brancher, da escola Waldemar Kleinubing e o “Túnel do tempo”, escrito pela aluna Anny Elize da Rosa, da escola Governador Lacerda.

Foram ainda escolhidos dois trabalhos na categoria “Crônica”, sendo um com o título “O gato Observador”, do aluno Alex Gustavo Fischer, da escola Josefina Caldeira de Andrade e o outro intitulado “Tanques e chaminés”, de João Vitor Danielewicz, da escola Paulo Penso. No gênero “Documentário” o trabalho escolhido foi “O lugar onde vivo”, produzido pelos alunos Luiz Henrique Barichello Bento, Rodrigo Lucas Caliari Dissegna e Ketley Koehler, da escola Governador Lacerda. O “Artigo de Opinião” selecionado leva o título “Um novo capítulo, uma nova chance”, foi feito pela aluna Sabrina Moresco, da mesma escola.

Os trabalhos selecionados representarão o município na fase estadual da Olimpíada, que acontece entre 26 de setembro a 11 de outubro, em Florianópolis. Nessa próxima etapa, serão selecionados os trabalhos que representarão o Estado na fase seguinte, que será regional, onde serão selecionados os trabalhos que seguem para a fase nacional, sendo selecionados e premiados os melhores trabalhos do país.