SEMINÁRIO ABORDA AUTONOMIA FINANCEIRA DAS MULHERES E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA

Publicado em 08/11/2019 às 10:40 - Atualizado em 08/11/2019 às 10:43

O Departamento de Ação Social da Prefeitura de Videira, em parceria com diversas entidades, realizou nesta semana um seminário regional que com o tema “Autonomia financeira das mulheres do campo e da cidade e o enfrentamento à violência”. A iniciativa faz parte da programação do mês de combate à violência contra a mulher, que contará com diversas atividades que visam a prevenção e conscientização. O evento foi aberto à participação de toda comunidade e teve a presença da vice-prefeita de Videira, Claudete Nardi Vavassori.

O seminário contou com a participação da deputada Luciane Carminatti e da líder do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina, a pedagoga Justina Cima, que abordaram importantes temas relacionados à cultura patriarcal, relações de gênero, violência e autonomia econômica das mulheres como forma de vencer a submissão, além de explanar sobre outras formas de violação.

Foi realizada ainda uma mesa de debates onde houve a partilha de diversas experiências. Também foram feitos encaminhamentos para o desenvolvimento de ações contínuas, as quais visam a promoção de igualdade e superação de vulnerabilidades que são relacionadas ao gênero feminino.

A diretora do Departamento de Ação Social de Videira, Rosemari da Silva Neto, afirma que o trabalho de conscientização é o caminho para reduzir o número de casos de violência. “A mulher precisa saber que o lugar dela é onde ela quiser estar e que ao perceber os sinais de violência, que procure ajuda, pois ela não está sozinha”.