COMUNIDADE ESCOLAR: SÉRIE DE FORMAÇÕES SÃO REALIZADAS E O TIME ESTÁ PREPARADO PARA A RETOMADA DAS AULAS

Publicado em 18/02/2021 às 09:39 - Atualizado em 18/02/2021 às 09:39

O mês de fevereiro está sendo dedicado à realização de diversas formações oferecidas para os profissionais da educação da rede municipal, que incluem, além dos professores, auxiliares e merendeiras, também os transportadores da rede de educação. As temáticas são variadas, mas principalmente focadas na prevenção à Covid-19, em função da preparação para o retorno das aulas, que acontece nesta quinta-feira (18).

O Secretário Municipal de Educação, Luiz Felipe Torcatto Zanella, explica que “este conjunto de treinamentos, com mais de dez formações entre 03 e 16 de fevereiro, prepararam a comunidade escolar em sua totalidade para os desafios do ano letivo e retorno seguro às salas de aula”.

Médicos infectologistas e equipe de saúde de Videira, abordaram sobre protocolos sanitários e esclareceram dúvidas para esta fase de retomada das aulas, com a modalidade presencial. Aspectos de acolhimento e valorização do profissional de educação, ressignificando sua função em tempos de pandemia também foram abordados. Além disso, merendeiras, lactaristas, auxiliares de serviços gerais e diretores das unidades escolares, participaram de formação com nutricionistas sobre boas práticas de manipulação de alimentos e recomendações da nova resolução do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar.

As equipes da educação especial também receberam formação sobre impactos da pandemia em alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem. E os motoristas participaram de treinamento oferecido pelo SEST/SENAT, que instrui sobre como transportar os alunos com segurança sanitária, atendendo as novas normativas do setor na pandemia. Ainda, as coordenadoras pedagógicas estiverem reunidas com todos os professores para o repasse e entendimento integral do Plano de Retorno das Aulas e o novo formato de ensino.